sexta-feira, 27 de novembro de 2015

Cultura - conhecimento e poder

Esta foi uma aula envolvendo a ideia de cultura no sentido particularmente erudito e secundariamente antropológico. Um dos textos básicos é o livro de Dietrich Schwanitz - "Cultura - Tudo que se deve saber", indicado na bibliografia.

Abaixo, o espaço para comentários, dúvidas, etc.




RESUMO DE TEXTO



CULTURA:
1- A familiaridade com os traços principais da história da nossa civilização, com as grandes teorias da filosofia e da ciência, bem como com as formas lingüísticas e as principais obras de arte, da música e da literatura
2- Capacidade de manter uma conversa com pessoas cultas sem produzir uma impressão desagradável; está voltada ao ideal de formação geral da personalidade, em contraposição a formação profissional e prática dos especialistas
3- Não apenas um ideal, um processo, um estado, mas também um jogo social... caracterizado por elevadas expectativas e expectativas das expectativas em relação ao saber cultural dos participantes.
Uma comunidade de fiéis → CANON (ou cânone) – a regra.
Saber como uma sedimentação
Conversa culta não é troca de informações – é oferecer e receber , dialogar
Mistura de REGRAS, INFORMAÇÕES E VISÃO GERAL DO CAMPO
As “abreviaturas” utilizadas na comunicação cultural, sinais de identificação que são estabelecidos para um grupo diferenciar-se de outro → Papel da citação
Literatura – código compartilhado envolvendo um círculo
Histórias que permitem observar o tempo
Permitem visão interna do personagem, ao ocntrário de outros meios culturais
Ler algo é transpor os limites entre cultura e não cultura – é compartilhar
Arte e pintura – não há primeiro e segundo plano, na pintura vale o todo
Filosofia – tem escolas, em um “ mercado” onde conceitos (armas das gangues) competem entre si
- firme caminho para a cultura- -filiar-se a uma “ gangue”, interiorizar código cultural
- Teoria exerce atração erótica – se encontrá-la, agarre-a
- Teoria = cidadania no mundo da cultura



QUESTÃO PARA PESQUISA:   O QUE É CULTURA?  
(DIA 20/11/2015)

segunda-feira, 2 de novembro de 2015

Introdução



Abrimos o curso e deixo aqui um espaço para comentários, duvidas, etc.


O primeiro tema é uma introdução ao curso, do que se trata. Curso aqui é a própria disciplina.

Esta é uma disciplina-chave exatamente porque representa um primeiro contato um tanto mais estreito com as humanidades.

Também exploraremos o que significa o Bacharelado Interdisciplinar em Humanidades do ICH/UFJF. Sua proposta, como se organiza, o que os alunos podem esperar.

Dúvidas e comentários podem ser expressos abaixo, exatamente no espaço "comentários".

PARA A PRÓXIMA AULA JÁ TEMOS UM TEXTO PARA LEITURA E PARA SERVIR DE BASE À ATIVIDADE. TRATA-SE DO TEXTO DE SCHWANITZ, DO LIVRO "CULTURA GERAL", DA PÁGINA 361 A 375  E DA PÁGINA 399 A 410.
Estre texto encontra-se na internet apenas em espanhol. O professor disponibilizará seu volume.

PARA COMENTAR OU FAZER QUAISQUER OBSERVAÇÕES - você precisará se registrar. Para tal, aqui abaixo, no espaço "nenhum cementário" ou " comentar" (quando for o caso), você deverá clicar e se registrar na primeira vez que for fazê-lo. Sugere-se escolher o próprio google (via gmail). Se você já tiver um registro no google (ia gmail) basta usar o seu; se não, basta criar um. é muito simples. 

A disciplina "As Humanidades como Campo de Conhecimento"

Universidade Federal de Juiz de Fora Instituto de Ciências Humanas
Bacharelado Interdisciplinar em Ciências Humanas
Disciplina: As Humanidades Como Campo de Conhecimento




1 - O Curso:



Este é um curso introdutório sobre o campo das Ciências Humanas, doravante Humanidades. Não é um curso exaustivo, antes é uma porta de entrada para um universo de controvérsias, debates, interpretações e fatos relacionados à presença humana no mundo da cultura humanística e suas leituras. Está concentrado em introduzir temas e debates correntes nesta área, tratados sessão a sessão temática, temas associados a história, filosofia religião, política, sociologia, artes, ciência, comportamento e arte. Este curso pode ser oferecido desta forma porque ele prepara o terreno para o aprofundamento, introduz temas e tem, por objetivo paralelo, a intenção para despertar o gosto e a vontade de aprofundamento sobre este campo de conhecimento.


Foram escolhidos textos em português para as leituras, particularmente para facilitar. Entretanto, desde já, os estudantes devem saber da importância do acesso a outras línguas, destacadamente para leitura instrumental ainda que não só, como o inglês o espanhol e o francês.

Não deixe de clicar no link bem no topo da página. Lá estão os textos que serão utilizados como referência básica e também o programa da disciplina com detalhes sobre seu funcionamento.